Vantagens Da Utiliza O Da Madeira Na Constru O Civil
A madeira pode ser definida como sendo o tecido lenhoso das árvores, ela é o principal produto mercantil florestal. É obtida do corte das árvores, é preciso que a extração seja feita em florestas controladas, onde apenas uma pequena fração das árvores é cortada para evitar o desmatamento em larga escala
Manutenção
Pode-se evitar o apodrecimento precoce da madeira com alguns detalhes de projecto, tais como:
– Evitar pontos de condensação de água.
– Aplicar impermeabilizantes nos encaixes e nos apoios.
– Utilizar a madeira sempre 20 cm ou mais acima do solo.
– Deixar espaço livre entre o assoalho e o solo para ventilação.
– Deixar espaço livre entre o forro e a cobertura, também para ventilação.
Durabilidade
Os arqueólogos estão constantemente a encontrar peças antigas ainda existentes em madeira tais como: sarcófagos, embarcações, esculturas, utensílios domésticos, armas, instrumentos musicais, elementos de construções, etc. Em Kyoto no Japão podemos encontrar templos milenares construídos com estrutura de madeira.
Resistência ao ataque de xilófagos
As madeiras usadas em estruturas (Jatobá,etc) apresentam elevada resistência ao ataque de organismos xilófagos. Estes só a atacam, quando as madeiras mostram sinais de apodrecimento.
Segurança
A madeira não oxida. O metal quando é sujeito a altas temperaturas pela ocorrência de fogo deforma-se, perdendo a função estrutural. Naturalmente, se o ferro do betão armado não estiver com o recobrimento adequado, este também perde a função estrutural quando submetido a alta temperatura em caso de incêndio fogo. A madeira na natureza já desempenha uma função estrutural. Depois de serrada, quando utilizada como estrutura de uma edificação ela funciona como um elemento pré-moldado, de fácil montagem e que não passou pôr processos de fabricação que determinem sua resistência. O que determina a resistência da madeira é apenas a sua espécie.
De salientar que a madeira é