Vantagens da propagação vegetativa
VANTAGENS DA PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DO EUCALIPTO
Pré Projeto de Pesquisa apresentado à Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente como parte das exigências da disciplina de Metodologia da Pesquisa.
Presidente Prudente
2013
1 INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
A propagação vegetativa ou clonagem consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando árvores geralmente idênticas à planta-mãe. É uma técnica que está sendo cada vez mais utilizada em nível mundial, principalmente por sua maior eficiência em capturar os ganhos genéticos obtidos dos programas de melhoramento.
Dentre as principais vantagens da propagação vegetativa de espécies florestais podem ser citadas a formação de plantios clonais de alta produtividade e uniformidade, a melhoria da qualidade da madeira e de seus produtos, a multiplicação de indivíduos resistentes a pragas e doenças e adaptados a agricultura de precisão e a transferência, de geração para geração, dos componentes genéticos aditivos e não-aditivos, o que resulta em maior rentabilidade dentro de uma mesma geração de seleção.
As principais desvantagens da propagação vegetativa de espécies florestais podem ser mencionadas são: o risco de estreitamento da base genética dos plantios clonais, a não-ocorrência de ganhos genéticos adicionais a partir da primeira geração de seleção, a dificuldade de obtenção de enraizamento em algumas espécies ou clones e a dificuldade de ocorrência de enraizamento em plantas não-juvenis.
A proporção de sucesso obtido na propagação vegetativa é influenciado pela espécie/clone, pela estação do ano, pelas exigências fisiológicas da planta-mãe, pelas variações climáticas, pela localização do propágulo na planta-mãe, pelo tamanho, pelo tipo e pela hora de retirada do propágulo, pelo meio de enraizamento, pelas substâncias de crescimento e pelos fungicidas.
Essas variações são causas de uma interação de fatores externos