Vantagens Comparativas
As vantagens comparativas demonstram que cada economia deve se especializar na produção de bens cujo seu preço relativo exceda o custo de oportunidade, ou seja, a especialização na produção de um determinado bem em que o país possua maiores vantagens comparativas: pode ser o custo de oportunidade de um bem em relação a outro de determinado país. As vantagens comparativas determinam um padrão de produção, fazendo com que o comércio seja impulsionado pela diferença de produtividade da mão de obra entre os diversos países, isto maximiza a produção e aumenta a eficiência destes produtos tornando-os competitivos. Desta forma, os países acabam exportando bens produzidos de maneira eficiente e competitiva, e importando bens que seriam produzidos de maneira ineficiente.
A agricultura brasileira é eficiente e tem muitas vantagens comparativas, não só pelo clima tropical como pelo sistema produtivo e gestão empresarial. tendo condições de ser um grande fornecedor de alimentos do mundo nas próximas décadas, porque “dispõe de tecnologia, terra agriculturas e uma forte presença capitalista no setor agrícola” ,tendo condições de aumentar em 40% sua produção agrícola, até 2050, superando os números atuais, já promissores, de colher 184 milhões de toneladas de grãos em 2013, sem comprometer a preservação ambiental no País, que tem 61% de seu território preservado com vegetação nativa.
O Brasil já ocupa o primeiro lugar no ranking de exportação em vários produtos agrícolas - açúcar, carne bovina, carne de frango, café, suco de laranja, tabaco e álcool.
Podemos citar uma boa vantagem comparativa em algumas regiões onde é possível plantar milho depois de colher soja, o que significa duas safras no mesmo ano.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://www.faemg.org.br http://www.eumed.net/librosgratis/2012a/1188/teorias_das_vantagens_comparativas.html