Vantagems do pregão eletrõnico
1.1 Definição
“A administração pública é composta pelos diversos órgãos, que através dos seus atos e em consonância com a legislação tem como objetivo a defesa dos direitos e garantias e a consecução do bem-estar social dos cidadãos.” (Meirelles, Azevedo e Prendes, 1991)
Ainda de acordo com Meirelles, Azevedo e Prendes (1991, p. 75). “administração Pública é a gestão de bens e interesses qualificados no âmbito federal, estadual ou municipal, segundo os preceitos do Direito e da Moral, visando ao bem comum.”
1.2 A Administração Pública e seus Serviços
“Serviço Público é toda atividade material que a lei atribui ao Estado para que a exerça diretamente ou por meio de seus delegados, com o objetivo de satisfazer concretamente as necessidades coletivas sob o regime jurídico total ou parcialmente público.” Di Pietro (2008, p. 84)
Podemos dizer então, que a satisfação às necessidades coletivas, provem da qualidade dos serviços da Administração Pública, visto que esta está intimamente ligada à produtividade e a melhoria de resultados. Houve uma elevação do padrão de exigência do cidadão, quanto aos serviços público a ele prestado, consequentemente elevou-se também o desafio da administração pública, no que tange à assegurar a estes cidadãos um patamar mínimo de bem-estar e igualdade social, o que só será consolidado com a implantação de políticas públicas. E deve-se ainda torná-las mais legítimas e democráticas, utilizando-se de mecanismos como a participação direta do gerente público, este com formação em políticas públicas, e conhecedor dos problemas próprios do setor público. É de suma importância tratarmos sobre o perfil do funcionário para o setor público, observando que formar um gerente público, significa formá-lo conforme os problemas do país, com capacidade de conhecer a fundo as mazelas da sociedade brasileira.
De acordo com Drumond (1995, p. 26), “os objetivos na