Vantagem competitiva
Introdução
A velocidade com a qual os cenários econômicos e de negócios oscilam é cada vez maior nos dias atuais. Ao mesmo tempo que novos mercados estão surgindo, há mercados que estão praticamente saturados e com muita competitividade. Nesse contexto, o grande desafio para as empresas e para os administradores está relacionado a se manter no mercado de forma competitiva e, na medida do possível, adotar medidas que diferencie a empresa do mercado para que essa seja referência no mercado no qual está inserida. A principal questão a ser considerada está relacionado ao modo como a empresa deve agir no mercado para atingir seus objetivos. Para isso, primeiramente é preciso entender e definir a fatia de mercado a qual a empresa pretende atingir e olhar para seus elos de ligação e estrutura em geral para que o objetivo seja alinhado com a realidade da empresa, ou então que adaptações precisam ser feitas para que o público-alvo seja atingido.
Estratégia
Para Oliveira , estratégia é fundamental para a empresa trilhar um caminho rumo ao sucesso. Ela visa sempre a antecipação e á visualização do futuro e como chegar da melhor maneira ate ele.
A estratégia deve ser sempre uma opção inteligente, econômica e viável. E, sempre que possível, deve ser original e até ardilosa; dessa forma, constitui-se na melhor arma de que se pode dispor uma empresa para otimizar o uso de seus recursos, tornar-se altamente competitiva, superar a concorrência, reduzir seus problemas e otimizar a exploração das possíveis oportunidades que o ambiente possa proporcionar á empresa e esta tenha conduções para usufruir. (Oliveira, 2012,p.5).
Com o avanço da tecnologia, aumento da exigência dos clientes e globalização, aumentou o nível de concorrência entre as empresas. Isso exigiu uma melhora na qualidade das estratégias utilizadas, a fim de consolidar vantagens competitivas reais, sustentadas e duradouras para as empresas.