vant
Apresentar aplicações na área da construção civil
Técnica do equipamento
Técnica de sua utilização
VANT
O que é?
Um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) ou Veículo Aéreo Remotamente Pilotado (VARP), também conhecido como drone é todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de pilotos embarcados para ser guiada. Esses aviões são controlados a distância por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão e governo humanos, ou sem a sua intervenção, por meio de Controladores Lógicos Programáveis (CLP).
CLP é um aparelho eletrônico digital que utiliza uma memória programável para armazenar internamente instruções e para implementar funções específicas.
Origem
Os VANTs ou drones foram idealizados para fins militares. Estas máquinas voadoras de última geração foram concebidas, projetadas e construídas para serem usadas em missões muito perigosas para serem executadas por seres humanos ou de difícil acesso.
Brasil
A partir do ano 2000, os VANTs para uso civil começaram a ganhar força no mercado. Foi quando surgiu o Projeto Arara (Aeronave de Reconhecimento Autônoma e Remotamente Assistida), desenvolvido numa parceria do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), especialmente para utilização em agricultura de precisão. A partir de então começaram a surgir novos projetos que continuam desenvolvendo novos VANTs para o setor elétrico, de meio ambiente, construção civil, segurança pública e defesa com aplicações em imageamento aéreo e aerofotogrametria.
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/02/vant-produzido-em-sao-carlos-sp-facilita-monitoramento-de-plantacoes.html
Aplicações
Inspeção de redes de transmissão de energia elétrica
É possível fazer inspeção nas redes de transmissão de energia elétrica, seguindo um percurso pré-definido identificando problemas em cabos, isoladores, suportes, etc., permitindo a