Vanguardas Latino americanas
Turma: Matutino
Questão 1: Quando as vanguardas surgiram no começo do século XX, buscavam romper com as convenções estéticas tradicionais, ditadas pela academia. Os artistas que se consideravam vanguardistas assumiam uma posição crítica diante das normas estabelecias para o exercício da arte. O manifesto surgiu como um gênero próprio da defesa das ideias vanguardistas, pois é premissa deste gênero uma tomada de posição; a publicação de um manifesto subtende uma defesa de uma tese, uma ideia.
Exemplos desta tendência são os manifestos “Non Serviam” e “Martín Fierro”. O primeiro usa a metáfora do homem em confronto com a natureza para representar o rompimento do artista com o tradicional. O segundo é mais direto e elabora seus preceitos em parágrafos contundentes e, ao mesmo tempo, irreverentes. Ambos clamam por uma arte que vá de encontro com o novo. Este “novo” nada mais é que a negação do tradicional, do antigo.
A busca pela inovação era algo valorizado por estes artistas, que visavam rediscutir o conceito de arte. Em Non Serviam, o artista decide romper com a natureza para criar o seu próprio mundo, sua própria realidade, mesmo que fosse imperfeita, seria mais valorizada por ele por ser original e fruto de sua criação.
No manifesto Martin Fierro, a inovação não nasce da criação de algo novo, mas da inversão de valores, ao considerar uma invenção moderna, como um carro Hispano-Suiza superior a uma “silla de manos de la época de Luis XV”, por exemplo.
Borys Groys, em “Sobre lo nuevo” diz :”La innovación no opera com las cosas mismas, sino com las jerarquias culturales y los valores”. Nos dois exemplos citados de manifestos, há um afrontamento à tradição, uma espécie de desafio, em que os artistas se declaram independentes do passado e das regras estabelecidas. Em Non Serviam, essa tradição é representada pela natureza, e o poeta anuncia que não mais servirá a ela, ou àqueles padrões. Em Martín Fierro, as palavras de