Vanguardas européias
Futurismo:
Origem: teve origem no inicio do séc. xx, antes da primeira guerra mundial. Ele se desenvolveu na Europa, sobretudo na Itália, com os trabalhos de felippo Marinetti (1876-1944).
Característica: desvalorização da tradição e do moralismo;valorização do industrial e tecnológico , propaganda como principal forma de comunicação, uso de onomatopéias,poesias com uso de frases para passar a ideia de velocidade,pinturas com uso de cores vivas e contrastes,sobre posição de imagens,traços e pequenas deformações para dar idéia de movimento e dinamismo.
Idealizador (es): Filippo Tomaso Marinetti
Repercussão no Brasil: no Brasil, o futurismo teve grande influência na produção artística de artistas ligados ao modernismo. Anita Malfatti e Oswaldo de Andrade entraram em contato com a Marinetti e seu manifesto futurista muitas idéias e conceitos foram incorporados as obras destes modernistas (influencia na semana da arte moderna de 1922)
Principais obras: O Percevejo, Os Banhos (Valdimir Maiakovski), do livro do desassossego, Autopsicografica (Fernando Pessoa), Pau-Brasil; Primeiro caderno de poesia do aluno Oswaldo de Andrade; Os condenados; Memórias sentimentais de João miramar; serafim ponte grande; O rei da vela; um homem sem profissão (Oswaldo de Andrade)
Expressionismo:
Origem: surge no final do séc. XIX com características que ressaltam a subjetividade. Seu marco ocorreu na Alemanha.
Característica: mostram o estado psicológico e as denúncias sóciais de uma sociedade que se considerava doente e na carência de um mundo melhor.
Idealizador (es): Vincent Van Gogh, Paul Gaugin e Edvard Munch.
Repercussão no Brasil: no nosso pais o movimento também foi importante nas artes plásticas destaca-se Candido Portinari,que retratou em suas telas a migração do povo nordestino para as grandes cidades e a vida dos agricultores, operários e desfavorecidos.
Principais obras: O grito (Edvard Munch), os comedores de batata; a casa amarela; o velho