Vanessa Souza Tarefa 1 Filosofia Da Educa O
Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ
Núcleo de Educação a Distância – NEAD
Disciplina: Filosofia da Educação
Professor: Wanderley C. Oliveira
Polo: Franca Turma: Fran02
Tutor a distância: Magno Mattos
Estudante: Vanessa Cristina dos Santos Souza
Tarefa 1: A partir dos conceitos e temas estudados nesta unidade, disserte sobre as questões disponíveis a seguir:
1) Quais as diferenças entre as duas ideias de filósofo e filosofia presentes no texto? Defina a importância da filosofia para o educador à luz dessas diferenças. A visão que por muito tempo se teve do filósofo, bastante disseminada em toda a sociedade inclusive nos tempos atuais, é de uma pessoa desligada da realidade, alguém preso apenas no mundo das ideias. Nesta visão estes filósofos não se ocupariam da realidade, mas buscariam formas de se abster daquilo que os cercava.
Em contrapartida a esta imagem bastante caracterizada, e um tanto distorcida, podemos pensar o filósofo como alguém que faz de sua realidade o princípio de sua reflexão, e neste contexto a filosofia não é um “pensar no mundo das nuvens”, mas uma reflexão que surge na realidade em que nos encontramos, assumindo-a como questão a ser pensada e resolvida. Dessa forma, entendendo a filosofia como uma reflexão crítica que se debruça sobre a realidade, percebemos sua importância para o educador. Quando este se propõe a fazer filosofia ele será transportado ao mundo ao qual está inserido o seu fazer pedagógico, cheio de complexidades, para situar-se reflexivamente e encontrar formas de contribuir para a construção de uma nova realidade.
2) Defina o conceito de crise e explique as relações entre crise e filosofia. A crise pode ser definida como o ponto, momento em que as crenças, antes certas e verdadeiras, começam a não satisfazer, ou seja, começam a ser postas em dúvida. Aquilo que estava construído e posto como verdadeiro começa a ser recusado, tido como ultrapassado. Há um