Vane Trab 1
Vanessa Vitória de Arruda Pachalki
Renata Ferreira
Língua Portuguesa
Olimpíada de Robótica
Às 19 horas desta sexta-feira (03), no ginásio Agostinho Zarpellon Júnior em Irati foram realizadas apresentações culturais para a abertura das Olimpíadas de Robótica. A mesma reuniu professores e estudantes de várias cidades do Paraná, bem como de Irati. Com 50 equipes inscritas no Paraná e com uma equipe de organizadores de diversas áreas e funções a competição visa incentivar o interesse dos estudantes na montagem de pequenos robôs através de kits lego de robótica. No sábado (06), as atividades começaram as 7:30 e foram inteiramente voltadas para as rodadas oficiais da competição tendo sua finalização as 17:30 do mesmo dia.
Atualmente na sociedade em que vivemos, encontramos muitas dificuldades que o ser humano vem a cada dia tentando enfrentar, tarefas que precisam de eficiência e precisão para serem realizadas e que podem colocar em risco a vida e segurança do indivíduo. Com isso, a cada ano que passa existem cada vez mais tentativas de resolução para esses problemas, como a criação de dispositivos que capacitados para realizar essas atividades, colocarão a vida do ser humano em segurança. Para isso precisamos da robótica, que é a área que estuda o desenvolvimento de tais dispositivos, e busca a integração de técnicas e algoritmos para a criação de robôs. O Brasil atualmente ocupa a 37 posição no uso de robótica, talvez isso se deva ao fato que o país não produz as peças necessárias para desenvolver os robôs, e por isso precisa importar de outros lugares, podendo destacar a Ásia como maior fornecedor dessas peças. Mesmo assim o Brasil tem desenvolvido novas técnicas para programar robôs para determinadas tarefas.
No ano de 2007, duas sociedades científicas SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia) e SBC (Sociedade Brasileira de Computação) se uniram e tiveram a iniciativa de promover suas atividades