Vandalismo
O termo vandalismo tem sua origem na História Antiga e refere-se diretamente a um dos povos que invadiram o Império Romano, já na época enfraquecido. Estes grupos era considerados, do ponto de vista da Roma dos Césares, como bárbaros, pois não possuíam a cultura desenvolvida por esta potência. Vândalo é sinônimo de saqueador Sendo assim, o vandalismo é uma atitude ou um modo de expressão que tem como objetivo tentar destruir uma determinada cultura e sua arte, bem como patrimônio alheio. Geralmente é um caminho trilhado por jovens que não encontram outra forma de canalizar sua energia e sua agressividade.
A primeira menção histórica a esta expressão provém da época da Revolução Francesa Hoje esta questão do vandalismo vem ganhando corpo entre os jovens. Com a intensificação da violência, seus praticantes vêm aprimorando seus métodos, unindo-se em gangues cada vez mais poderosas e letais, não só pichando, danificando o patrimônio público, mas também recorrendo cada vez mais a atos de extrema selvageria, como, por exemplo, queimar pessoas vivas, geralmente aqueles que moram nas ruas ou garotas de programas. Dentro das próprias escolas, alunos detonam cometem vandalismos. Este é um problema que, somado a tantos outros fatores de violência, vem crescendo principalmente nas grandes cidades, provocando sérios distúrbios sociais.
Grafite X Pichação
Existe uma grande diferença entre grafite e pichação. Grafite é considerado uma arte de rua, já a pichação é considerada uma atitude de vandalismo As pessoas que têm o costume de pichar, disputam com outros pichadores para saber quem picha mais alto. Daí os prédios, praças, edifícios públicos e privados ficam sujos. O Grafite faz muito sucesso hoje em dia, que até recentemente o rei da Escócia mandou seus filhos contratarem três grafiteiros brasileiros para renovar a pintura de seu castelo O grafite trata-se de um movimento organizado nas artes plásticas. Diferentemente do piche, que tem