vanadio
Danilo Mário BEHRENS CORREIA - DNPM/BA. Tel.: (71) 3371 – 7481. Fax.: 3371 – 5748. E -mail: danilo.correia@dnpm.gov.br
I - OFERTA MUNDIAL - 2004
Existem cerca de 60 minerais de vanádio conhecidos, destacando-se a calsonita, carnotita, roscoelita e patronita. Dos recursos mundiais demonstrados de vanádio recuperáveis, um total de 46% estão associados a depósitos de diferenciação magmática máfica/ultramáfica com magnetitas titaníferas, onde inclui o Complexo de Bushveld, na África do Sul, que contempla as maiores reservas mundiais de ferro vanádio; 39% estão contidos em fosforitos e folhelhos fosfáticos, na maior parte nos Estados Unidos, referidos a ambiente marinho; aproximadamente 9% são relacionados a petróleo cru a areias com alcatrão, notadamente na região do Caribe; outras quantidades significativas são obtidas como co-produto de depósitos de arenitos uraníferos, principalmente nos EUA, e de calcários e dolomitos associados a urânio, presentes na Austrália, ambos relacionados a gênese continental. Argilas vanadíferas ocorrentes nos EUA são atribuídas a gênese de magmatismo carbonatítico e alcalino. Magnetitas vanadíferas e rutilo, presentes em areias de praias, notadamente na Nova Zelândia, são resultantes de processo de concentração mecânica.
As reservas mundiais de vanádio (medidas e indicadas) atingiram, em 2004, um total de 38,17 milhões de toneladas em metal contido, representando um acréscimo de 0,4 % referente ao ano de 2003. Deste total das reservas mundiais de vanádio, em metal contido, a China, a República da África do Sul, a Rússia e os Estados Unidos somaram 97%.
As reservas brasileiras de minério contendo vanádio (medidas + indicadas) somaram 166 mil toneladas de metal contido, mantendo-se na mesma quantidade, comparada às reservas do ano anterior. O Estado da Bahia contempla as principais reservas de vanádio, de