van gogh
Vincent Willem van Gogh, nasceu a 30 de março de 1853 e morreu a 29 de julho de 1890.
A história da vida dele pode-se dizer que é um bocado triste, pois a sua vida foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contactos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, cometendo suicídio.
Ele só começou a pintar a sério em 1880, depois que seu irmão Theodorus (Theo) lhe disse que se deveria empenhar na pintura.
Entre 1880 e 1886 a sua vida foi cheia de mudanças, desgostos amorosos e familiares, pinturas e ‘problemas financeiros’, mas conseguio matricular-se na escola das belas artes da Antuérpia, onde esteve pouco tempo.
Quando foi ter com o seu irmão Theo a Paris, em 1886 conheceu vários pintores como Monet, Renoir, Degas e Pissarro, com quem discutio as suas ideias de uma pintura que devia, antes demais, traduzir as tensões, as energias e as emoções do mundo interior do artista (expressionismo). Estes influenciaram-no a abondonar as suas pinturas de temáticas mais obscuras e sombrias como ‘’Os comedores de batata’’ para ter quadros mais claros e vibrantes de cor, como ‘’ Terraço do café em Arles à Noite’’.
Van Gogh chegou a Arles, no Sul de França, no dia 21 de fevereiro de 1888. A cidade era um local que o impressionava pelas paisagens e onde esperava fundar uma colônia de artistas. Ele pintou os quadros dos girassóis não para vender, mas para decorar a sua ‘’Casa Amarela’’ em Arles.
O seu objetivo em Arles, como já referi, foi criar uma colónia de artistas, mas o unico que respondeu ao convite foi Gauguin. Eles partilhavam uma admiração mútua, mas a relação deles não deixava de ser pacífica e livre de discussões.
Foi durante esta fase de sua vida que pinta as Cadeiras de Van Gogh e de Gauguin, com o objetivo de mostrar as diferenças entre os pintores.
Um dia em que Gauguin saiu