Vamos salvar o rio murim
VAMOS SALVAR O RIO DO MURIM, O PARAÍSO DO SERTÃO
ELIZABETE RIBEIRO DA PAIXÃO VALEMTIM
Socióloga
Graduada pela Universidade Luterana do Brasil- ULBRA
1. INTRODUÇÃO
Você conseguiria viver sem água? Esta é uma pergunta que todo mundo faz! É impossível viver sem água, já que o ser humano necessita dela para sua própria sobrevivência, abastecimento doméstico e industrial, geração de energia, agricultura, lazer, pesca, navegação e etc.
Os rios ou cursos fluviais, sempre foram e são até hoje, um dos mais importantes recursos para a sobrevivência da humanidade. São eles que nos fornecem grande parte da água que consumimos e que usamos para produzir nossos alimentos, de que necessitamos para nossa higiene e para irrigar o solo das áreas agrícolas.
O mundo está caminhando para a escassez de água permanente. A falta de água gerará graves problemas à população, além da proliferação de inúmeras doenças causadas pela água contaminada.
Dessa forma diante da importância da água para todos os seres vivos, este projeto vem contribuir para que o município de Umburanas – BA preserve e conserve o Rio do Murim que a cada dia que passa vem sofrendo atividades antrópicas. Hoje é fácil encontrar lixo, garrafas Pet, sacolas plásticas, litros, e sem falar nos poluentes (detergentes) que são utilizados de maneira direta na atividade diária de lavar roupa e lavar louça nas margens do rio. O assoreamento também é preocupante e está relacionado aos desmatamentos, tanto das matas ciliares quanto das demais coberturas vegetais que, naturalmente, protegem os solos. Com essa prática o assoreamento não chega a estagnar um rio, mas pode mudar drasticamente seu rumo.
2. JUSTIFICATIVA
O Rio do Murim fica localizado na Fazenda Murim a 20 km da cidade de Umburanas – BA (ANEXOS, figuras 1, 2, 3, 4, 5, 6), sua nascente está