Valências Físicas
As qualidades ou valências físicas são atributos físicos, que o individuo pode treinar. Elas são classificadas da seguinte forma: força (dinâmica, estática e explosiva), velocidade (de deslocamento, segmentar e de reação), coordenação motora, equilíbrio (dinâmico, estático e de recuperação), ritmo, flexibilidade, resistência (localizada, aeróbica e anaeróbica), agilidade, descontração (completa e diferencial).
RESISTÊNCIA AERÓBICA: Qualidade física que permite ao organismo executar uma atividade de baixa para média intensidade por um longo período de tempo. Depende basicamente do estado geral de saúde, de nossa capacidade cardíaca e pulmonar.
RESISTÊNCIA ANAERÓBICA: Capacidade física que permite ao organismo executar um esforço de alta intensidade por um curto período de tempo. As provas características desta valência física são os 50 e 100 metros rasos. Porém, todos os esforços intensos envolvem a resistência anaeróbica.
RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA: É a capacidade de um determinado segmento corporal , de realizar, no maior espaço de tempo possível, a repetição de um determinado movimento, de uma forma eficiente e correta. Quanto maior for a nossa resistência muscular localizada, maior será a capacidade de nossos músculos executarem movimentos mais complexos e continuados.
FORÇA: Capacidade de exercer tensão contra uma resistência, podemos dividi-Ia em:
1. FORÇA ESTÁTICA: quando é realizada contra um objeto fixo.
2. FORÇA DINÂMICA: capacidade do indivíduo em executar determinados movimentos com cargas que variem entre 60% e 80% da sua capacidade máxima;
3. FORÇA EXPLOSIVA: é a capacidade de produzir a máxima tensão muscular, contra uma máxima oposição . O levantamento de peso é a prova máxima desta valência física.
FLEXIBILIDADE: Pode ser definida como o grau de extensão da amplitude de uma determinada articulação. No esporte uma boa flexibilidade ajuda a prevenir lesões e melhora o desempenho. É indispensável para uma boa qualidade de