Valências Físicas
Existem cinco formas de solicitações motoras, segundo Hollmann & Hettinger:
- Coordenação.
- Flexibilidade.
- Força.
- Velocidade.
- Resistência.
COORDENAÇÃO: É a ação simultânea do sistema nervoso central e da musculatura esquelética dentro de uma determinada sequência de movimentos. Quanto melhor for a qualidade da coordenação, tanto mais fácil e precisamente será realizado o movimento.
Exemplos: Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como pegar em um lápis, bordar, desenhar, recortar, etc.
FLEXIBILIDADE: A flexibilidade ou mobilidade como sendo o movimento possível (maior amplitude) voluntariamente, em uma ou mais articulações. Quanto maior se apresentar este jogo articular tanto maior será a flexibilidade. O adendo “voluntariamente” faz-se necessário, porque movimentos involuntários (reflexos) e também passivos, sob narcose (sob o efeito de drogas) extrema, podem apresentar uma amplitude maior de movimentos que os voluntários. A boa flexibilidade contribui para uma boa postura e também para uma maior economia de força durante a atividade física.
Exemplos: Alongamentos, Ginástica rítmica, Ginástica olímpica, ballet, Artes marciais, entre outras.
FORÇA: No sentido físico, tudo o que movimenta um estado de inércia é uma força. No sentido fisiológico, um estímulo acima do limiar provoca uma despolarização das membranas celulares combinadas com processos metabólicos (Contração muscular). A força é necessária para a execução de todas as tarefas motoras e auxilia no seu desempenho. Exemplos: Malhação e esportes. VELOCIDADE: A velocidade é o resultado da aplicação de uma força sobre uma massa. A sua ordem de grandeza é dada pela relação entre o espaço percorrido e o tempo necessário para percorrê-lo. Quanto mais curto for o tempo em que uma