valvula
DEFINIÇÃO
De forma genérica pode-se dizer que se trata de um dispositivo cuja finalidade é a de provocar uma obstrução na tubulação com o objetivo de permitir maior ou menor passagem de fluido por esta. Esta obstrução pode ser parcial ou total, manual ou automática. Em outras palavras é todo dispositivo que através de uma parte móvel abra, obstrua ou regule uma passagem através de uma tubulação. Seu objetivo principal é a variação da razão do fluxo.
CLASSIFICAÇÃO DA VÁLVULA
- Manual: a operação da abertura e fechamento a ser realizada é feita pelo homem.
- Auto reguladora: a operação de abertura e fechamento é realizada utilizando a energia contida no fluido.
- Controle: utiliza-se uma força auxiliar para operação e, o acionamento é feito de acordo com os sinais provenientes dos controladores.
TIPOS DE VÁLVULAS DE CONTROLE
Uma válvula de controle consiste basicamente de dois conjuntos principais o corpo e o atuador. O corpo é a parte da válvula que executa a ação de controle permitindo maior ou menor passagem do fluido no seu interior, conforme a necessidade do processo. O conjunto do corpo divide-se basicamente nos seguintes subconjuntos:
a) corpo propriamente dito;
b) internos;
q) castelo, e
d) flange inferior.
Nem todos os tipos de válvulas possuem obrigatoriamente o seu conjunto do corpo formado por todos os subcomponentes acima mencionados. Em algum tipo de válvulas, corpo e castelo formam uma só peça denominada apenas corpo.
TIPOS DE CORPO
Os tipos de válvulas são classificados em função dos respectivos tipos de corpos, e portanto, quando estivermos falando de tipos de válvulas subentenderemos tipos de corpos. Podemos agrupar os principais tipos de válvulas em dois grupos:
- Deslocamento linear: Globo Convencional, Globo Três vias, Globo Gaiola, Globo Angular, Diafragma, Bi partido e Guilhotina.
- Deslocamento rotativo: Borboleta, Esfera, Obturador Excêntrico e Segmento de Esfera.
Define-se por válvula