Valvula solenoide
Solenóide
Solenóide elétrica é uma bobina de fio isolado, energizada eletricamente para produzir um campo magnético no seu interior, que provoca um movimento mecânico em um núcleo ferromagnético, colocado no centro do campo. Quando a bobina está energizada, o núcleo está numa posição, quando desenergizada, o núcleo está em outra posição.
A solenóide pode ser de operação analógica ou digitalmente. Exemplos de excitação analógica de solenóide é a ativação da bobina de um alto falante de áudio ou o controle de freios mecânicos em carros elétricos. Porém, a solenóide é mais usada em sistemas de controle como um dispositivo binário onde uma potência constante é aplicada ou retirada de sua bobina. A solenóide pode estar acoplada a um conjunto de contatos, resultando no relé. Os contatos são abertos ou fechados, conforme a energização ou desenergização da bobina. Outra aplicação industrial importante é acoplar a solenóide ao corpo de uma válvula; tem-se a válvula solenóide.
Válvula solenóide
A válvula solenóide é combinada de duas unidades fundamentais básicas, bobina (solenóide) e corpo da válvula. A válvula solenóide é usada para controlar a vazão de fluidos em tubulações, principalmente de modo binário (liga-desliga). A válvula é aberta ou fechada pelo movimento do núcleo, que é acionado na solenóide quando a bobina é energizada. As válvulas são disponíveis na construção normalmente aberta. A válvula normalmente fecha abre, quando se aplica corrente (energizada) e fecha quando a corrente é cortada (dezenergizada). A válvula normalmente aberta, fecha quando a corrente é aplicada e abre quando a corrente é cortada. Os termos normalmente aberto ou normalmente fechado se referem à posição da válvula antes da aplicação da corrente.
As válvulas solenóides são projetadas para operação liga-desliga (on-off) ou totalmente aberta ou totalmente fechada. Como as válvulas solenóides são de ação rápida, deve-se evitar o golpe de aríete nas