Valvula controladora
1.1 Vasos de pressão são todos os reservatórios, de qualquer tipo, dimensões ou finalidades, não sujeitos à chama, fundamentais nos processos industriais, que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armarios.
1.2Aplicações
Em refinarias de petróleo, Usinas de Açucar e Etanol, Indústrias Químicas e Petroquímicas os vasos de pressão constituem um conjunto importante de equipamentos que abrangem os mais variados usos. O projeto e a construção de vasos de pressão envolve uma série de cuidados especiais e exige o conhecimento de normas e materiais adequados para cada tipo de aplicação,pois falhas em vasos de pressão podem acarretar em consequencias catrastroficas ate com perda de vidas. Vasos de Pressão e Reservatórios de Ar comprimido se enquadram na norma NR-13 e ASME VIII.
1.3Regulamentação
No Brasil, após a publicação da NR-13 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego), estabeleceram-se critérios mais rigorosos para o projeto, inspeção, manutenção e operação de vasos de pressão, tendo como objetivo principal a diminuição de acidentes envolvendo estes equipamentos.
2 Funcionamento O compressor é um equipamento industrial concebido para aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso (ar, vaporde água, hidrogênio, etc...). Normalmente, conforme a equação de Clapeyron, a compressão de um gás também provoca o aumento de sua temperatura.
2.1 como fucionam os compressores
Os compressores podem ser classificados em 2 tipos principais, conforme seu princípio de operação:
Compressores de deslocamento positivo (ou Estáticos): Estes são subdivididos ainda em Alternativos ou Rotativos.
2.2 compressor alternativo
É o tipo de compressor que comprime o ar, com um sistema parecido com um pistão de carro. Por isso o nível de ruído é mais