Valorize seus pontos
Utilizar a linguagem empresarial pode fazer diferença na entrevista de emprego
Por Rômulo Martins
Em vez de triturar as unhas e sofrer palpitações, quando receber uma ligação solicitando o comparecimento a uma entrevista de emprego, corra até o computador e pesquise tudo sobre a empresa - caso você ainda não o tenha feito. Essa é a recomendação dos consultores organizacionais.
Nos sites corporativos podem estar as respostas para muitas de suas dúvidas, afirmam eles. Se você não conhece a companhia a qual se interessou pelo seu currículo, aí sim tem motivos para se preocupar. Outra dica é simular a entrevista com um amigo ou outro profissional de sua confiança. Fale sobre você e, ao final da apresentação, peça a opinião dele. Para amenizar o nervosismo e a ansiedade, é recomendado ainda chegar antes do horário marcado para a entrevista. É melhor chegar com uma hora de antecedência do que dez minutos depois. Durante a espera na recepção, você pode obter mais informações sobre a empresa e sentir o clima organizacional, apenas por meio da observação.
Na hora do processo seletivo olhe nos olhos do entrevistador e fique atento ao que ele fala. É o momento para colher pistas sobre o que o selecionador espera de você. Lembre-se: o bom desempenho em uma entrevista de emprego depende mais de você do que de qualquer pessoa. Esteja preparado para esta etapa. Vista-se formalmente, use cores neutras, cuidado com o cabelo e com a maquiagem carregada. Mas saiba que a seleção será feita com base no tipo de empresa, perfil para o cargo e percepções do entrevistador.
Pontos Fortes
Virou chavão. Na entrevista de emprego, certamente já lhe perguntaram: quais são os seus pontos fortes? Ao fazer esse questionamento, o selecionador quer saber se você se conhece bem. Mas, o que responder nessa hora? O diretor da área de desenvolvimento organizacional da Fellipelli, Ademir Rossi, e o professor Homero Amato, do Instituto Nacional de