Valorização do Real
Kotler (2000) considera que o profissional de marketing precisa tentar compreender as necessidades do mercado-alvo, seus desejos e suas demandas. Para o autor, “necessidades descrevem exigências humanas básicas. As pessoas precisam de recreação, educação e entretenimento. Essas necessidades se tornam desejos quando são dirigidas a objetos específicos capazes de satisfazê-las. Desejos são moldados pela sociedade em que se vive”. (KOTLER, 2000 p.33).
Ciclo de vida do produto 215-226
Cada produto possui um ciclo de vida, há necessidade de afirmar quatro pontos:
1º os produtos têm uma vida limitada;
2º as vendas do produto passam por diversos estágios, com diferentes desafios, oportunidades e problemas para a empresa vendedora;
3º os lucros aumentam e diminuem nos diferentes estágios do ciclo de vida do produto;
4º os produtos exigem diferentes estratégias de marketing, financeiras, de produção, de compras e de recursos humanos em cada estágios.
Cada empresa precisa se destacar em cada produto, para ter seu posicionamento no mercado é a arte de se desenvolver a oferta e a imagem da empresa no seu lugar, na mente do mercado-alvo. O ciclo de vida de um produto pode ter uma influência direta na sobrevivência da companhia. O ciclo de vida de um produto consiste de quatro estágios: introdução, crescimento, maturidade e declínio. O conceito de vida do produto aplica-se a uma categoria genérica de produtos (fornos de microondas e microprocessadores, por exemplo), não a marcas específicas (Sharp e Intel, respectivamente). (ETZEL, WALKER e STANTON, 2001, p. 230).
Inovação dos produtos 214
Serve para qualquer tipo de produto, serviços ou ideias, a inovação no mercado acaba gerando um certo tempo para se adaptar e se espalhar pelo sistema social.
Conforme Rogers o processo de difusão das inovações como a “ disseminação de uma nova idéia a partir de sua fonte de invenção ou criação para seus usuários finais ou adotantes”
Extensão
A empresa tem