Valorização de imagem
Por Cecilia Minner
Talento e competência já não garantem mais um contra-cheque gordo no final do mês. Para se alcançar uma posição de destaque no disputado mercado de trabalho é preciso, além de um qualificado currículo, saber vender bem o seu peixe. Tecnicamente falando, praticar o marketing pessoal. “É preciso investir em ações que valorizam o visual, o conteúdo e o comportamento. Quem pratica o marketing pessoal não precisa ler os classificados de emprego aos domingos. As oportunidades batem em sua porta”, avalia Sady Bordin, autor do livro “Marketing Pessoal – 100 dicas para valorizar sua imagem” (Editora Record).
“Não basta ser, tem que aparecer”
Na prática, o marketing pessoal exige ética, comprometimento e pontualidade. “Tenha bom ânimo, pensamento otimista e saiba ouvir os outros. Além de ser um bom influenciador”, recomenda André Magro, gerente da HAYS, empresa especializada em recrutamento. Ele frisa que “não basta ser, tem que aparecer”. “Aja com liderança e firmeza na tomada de decisão, transmitindo segurança. E seja um bom gerenciador de conflitos”, recomenda.
E se você pensa que esse comportamento se restringe ao ambiente de trabalho, engana-se. A prática do marketing pessoal deve se estender ao happy hour e até às redes sociais. “Trabalhar o marketing pessoal em outros ambientes é uma questão de inteligência e estratégia. Imagine como ficaria sua imagem caso tivesse uma postura no trabalho e outra totalmente aposta nas redes sociais”, sugere a coaching Mônica Vitória.
O marketeiro que quer ser assunto o tempo todo ultrapassa os limites
As pessoas extrovertidas têm mais facilidade para colocar em prática o marketing pessoal, pois o fazem com mais naturalidade. Agora, se você é daqueles tímidos que resolveram, de uma hora para outra, “aparacer”, cuidado para não ultrapassar os limites. É preciso sutileza na comunicação e exposição na hora de vender o peixe. “O marketeiro que quer ser assunto o tempo todo, que