Valorização da infância
Modulo: Diferentes olhares para a educação infantil Professora: Emília Cipriano Aluna: Elaine C. Sanches Zillo
Valorização da Infância
Por muito tempo a infância não foi valorizada em nosso país, as crianças tinham uma infância curta, pois eram obrigadas a trabalhar muito cedo ou estudar um ofício para entrar no mercado de trabalho. Nas últimas décadas temos desenvolvido um olhar mais atento para a infância, valorizando esta fase da vida da pessoa humana como algo fundamental para o seu desenvolvimento global. A criança vista como sujeito de direitos e como ser social agora e não como ser em devir.
Hoje temos o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) de 1990 e a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) de 1996 que garantem direitos da criança viver a sua infância, porém como toda cultura, mudanças acontecem lentamente. As políticas públicas para a infância não tecem uma relação imediatista com as leis e documentos oficiais. Para que mudanças ocorram nesse sentido, se faz necessária a revisão de diversos paradigmas , incluindo o olhar adultocêntrico para a infância.
As mudanças de concepção de educação devem ocorrer na sociedade como um todo e principalmente na escola. Educadores devem estar sempre em reflexão sobre a sua concepção de educação.
Nós educadores temos diariamente a oportunidade de entender o mundo infantil e de interagir com as crianças. O conhecimento se constrói nessa relação entre o, criar, o recriar e o aprender. Portanto, é