VALORIZA O LOCAL E EDUCA O NO CAMPO
Clecia de Jesus1
Edna Ferreira dos Santos
Rosimeire Silva Hora
Sirleide do Santo Nascimento Valdice Laurinda Nunes
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo apontar as dificuldades enfrentadas pelos Estudantes e professores para frequentar e trabalhar em escolas do campo do Município de Pedro Alexandre – BA. E discutir os desafios pelos quais passam a comunidade de estudantes em relação a sua acessibilidade à escola; estrutura física, transporte escolar e formação docente. Entre outros aspectos, apresenta e discute os desafios a partir de experiências vivenciadas. Como metodologia, aplicou-se a exploração da literatura, além da pesquisa de campo, por meio da descrição no diário de campo e entrevista. Com este estudo, foi possível constatar que as múltiplas dificuldades, inviabiliza o funcionamento educacional de excelente qualidade.
Palavras-chave: Educação do Campo; Escola; Aluno.
1. INTRODUÇÃO
Durante décadas as escolas do campo estiveram subordinadas aos modelos da educação urbana. Esse modelo contribuiu para a criação de estigmas e preconceitos aos moradores do campo, levando-os a um processo de desvalorização, um sentimento de inferioridade em relação aos que vivem na cidade.
A educação em Malhada Nova no município de Pedro Alexandre-Bahia, cujos problemas se avolumam em todos os sentidos a exemplo da educação do campo, modalidades de ensino, gestão, formação, valorização e condições de trabalho docente muitas escolas não possuem infraestrutura adequada.
Neste sentido, procurou-se investigar nesse estudo, quais as principais dificuldades encontradas para desenvolver uma educação qualitativa que seja satisfatória às particularidades de tal contexto. Com isso, poucos mencionam os diversos desafios enfrentados por professores e alunos inseridos neste segmento do município. Desta forma, o artigo foi desenvolvido com base na