Valores a atitudes
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Psicologia Aplicada
Professora:
Alunas:
Floriano Serra é psicólogo, palestrante e consultor de empresas na área comportamental e presidente do IPAT-Instituto Paulista Transacional e da SOMMA4 desenvolvimento pessoal, e relata no texto Com que idade você esta velho para o mercado? a grande dificuldade de algumas empresas em relação a contratação, aceitação e preconceito de pessoas que passam da inadequadamente “idade competitiva”.
O texto tem a intenção de mostrar para algumas empresas que uma pessoa está velha para o mercado somente quando ela para de sonhar, de querer aprender coisas novas e, sobretudo de amar e respeitar a vida. Nesse sentido, ele apresenta vários exemplos de capacidade produtiva dos considerados “velhos demais para o trabalho” que são capazes de realizar trabalhos e fazer tudo que desejam, apesar de ter uma idade elevada. São exemplos reais que provam a utilidade, competência e produtividade dos chamados “idosos”.
Um aspecto importante que o autor levanta é o fato de que felizmente há gloriosas exceções de empresas que mantém um programa visando valorizar e oferecer uma chance de trabalho às pessoas da terceira idade. Mas, é bem verdade que a iniciativa de querer se integrar no mercado de trabalho tem que partir inicialmente do idoso, ele tem que sentir-se muito seguro e disposto para se aperfeiçoar, melhorando assim seu conhecimento, para dai então procurar por oportunidades de trabalho.
Acredito que todas as empresas deveriam incluir uma certa quantidade de vagas destinadas á pessoas da terceira idade, tendo em vista que a Organização Mundial de Saúde comprovam o aumento progressivo da longevidade e da expectativa de vida ,em virtude da melhoria de vida do brasileiro.
Portanto, o texto apresenta as dificuldades e preconceitos enfrentados pelos idosos no mercado de trabalho, e dar exemplos de suas capacidades com o objetivo de sensibilizar as