valores vulturais
2422 palavras
10 páginas
Introdução O trabalho actual retrata a crise dos valores culturais em Angola tem como objectivo especificar e descrever de forma detalhada as causas e os pontos afectados pela crise de valores culturais o trabalho esta dividido em 3 capitulos, onde vamos abordar os conceitos de cultura e valores, origem etmologica, as causas, preservaçao e resgate dos valores culturais, e outros sub temas do interesse do mesmo.Não pode-se deixar de falar da cultura por mais remota que ela seja, Angola esta a viver um momento de muita aculturaçao o que muita das vezes leva as pessoas a misturarem as coisas e a perderem-se as coisas que existem e partiram dos dos nossos antepassados a milhares de anos atrás.
O presente trabalho e fruto da pesquisa dos estudantes do 1º ano do curso de econimia. Este trabalho tem como objectivo trazer ao estudante um grao de conhecimento, tal que permite no futuro um bom entendimento da matéria.
Esperamos que o pouco que descrevemos, possa ampliar o conhecimento de todo aquele que estiver a ler este manual.
1-CULTURA
1.1-Origem etimológica da palavra
Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Em Roma, na língua latina, seu antepassado etimológico tinha o sentido de “agricultura” (significado que a palavra mantém ainda hoje em determinados contextos). Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística ou técnica da humanidade, como a música erudita européia (o termo alemão “Kultur” – cultura – se aproxima mais desta definição). Definições de cultura foram realizadas por Ralph Linton, Leslie White, Clifford Geertz, Franz Boas, Malinowski e outros cientistas