valores sociais
Os valores sociais representam um conjunto de comportamentos ou forma de pensar ética, moral e religiosa, que estão presentes em dada sociedade. Tais valores refletem-se na forma de pensar e se comportar dos indivíduos.
Os valores sociais, normalmente, são assimilados pelos indivíduos através dos grupos sociais a que façam parte ou mesmo dos meios de comunicação, que têm se mostrado muito eficientes (principalmente no Brasil) neste sentido.
Os valores sociais têm uma importância fundamental na vida dos indivíduos, uma vez que estes vão se orientar por determinados valores que assimilam, o fluxo de suas vidas.
Ao contrário do que muitos possam imaginar, os valores sociais não são imutáveis, mas são intrinsecamente ligados ao tipo de organização social a que pertencem. Como exemplo disso podemos citar a cultura judaico-cristã que norteia a maioria dos valores de parte das sociedades ocidental, ou mesmo os fundamentos islâmicos que determinam muitos dos valores de parte das sociedades orientais.
Sendo esses valores determinados pelo tipo de organização de sociedade, acredito ser extremamente equivocado, julgarmos um tipo de comportamento social cuja sociedade nos é estranha. Ao analisar valores sociais ou individuais, o cientista ou o profissional deve levar em consideração a realidade a qual fazem parte tais valores e tentar compreendê-lo em suas múltiplas determinações.
Toda organização social possui um “padrão” de comportamento que seguem os indivíduos. Esses padrões referem-se não só a papel e status social, mas também aos valores que os indivíduos devem assimilar. É evidente que tais padrões são flexíveis, mas os limites desses padrões não são mensuráveis, entretanto, podem ser observados através da pressão e da coerção social a que o individuo é submetido dentro de um determinado grupo social.
No caso especifico da sociedade ocidental, considerando a universalidade e não as particularidades, podemos notar a presença de dois tipos de