Valores na escola
INTRODUÇÃO
Historicamente verifica-se a presença da preocupação com a formação moral do aluno. Na Idade Antiga e Idade Média a pratica de valores não era considerada legítima. Acreditava-se que o conselho levaria os alunos e os filhos a assumirem determinados valores. Não existia uma metodologia explicita para dentro da sala de aula, levar o aluno não apenas a ganhar saberes cognitivos, saber as matérias escolares, mas desenvolver intimamente seus valores.
Na sociedade moderna a crise de valores torna-se um dos temas mais controvertidos, vivenciados não só na família como na escola. Percebe-se que não e fácil abordar as questões dos valores na educação visto que o currículo está defasado, pois não conseguiu acompanhar a velocidade de informações do pós-industrial. Sabendo que as primeiras experiências educacionais da criança são geralmente proporcionadas pela família e aperfeiçoadas na escola, nesse cenário estas instituições assumem a mesma função básica: Educar em Valores.
Os valores estão no fazer de cada educador que busca o desenvolvimento moral do educando. A utilização dessa prática pode advir das atividades docentes curriculares no interior da sala de aula, sendo que a educação valorativa está presente em todas as disciplinas do currículo. Atualmente usam-se os mesmos atores: sala de aula, professores, alunos e família, que através de uma parceria propõem-se o trabalho com valores visando contribuir para a formação ética dos educandos.
___________________________________________________________________________
* concludentes do curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês - CESSIN
A realização deste estudo transcorreu no período de Maio de 2007 a Abril do ano letivo de 2008, através de observações realizadas na Escola Municipal Dr. Edmilson Gonçalves, limitando-se apenas às 3ª e 4ª séries do