VALORES MORAIS monografia
VALORES MORAIS: PAPEL DA FAMÍLIA OU DA ESCOLA?
MARINGÁ
2011
LUCYANE DA SILVA COUTO
VALORES MORAIS: PAPEL DA FAMÍLIA OU DA ESCOLA
Trabalho de conclusão de curso de especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional , da Universidade Estadual de Maringá – UEM.
MARINGÁ
2011
AGRADECIMENTOS
Aos parentes, colegas do curso de especialização em Psicopedagogia desta Universidade e colegas de trabalho.
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho a Deus, ao meu esposo Rogério Couto, a minha mãe Ilma Luzia e a minha filha Lívia Fernanda.
VALORES MORAIS: PAPEL DA FAMÍLIA OU DA ESCOLA?
RESUMO
Este é um trabalho que busca levantar alguns questionamentos a cerca do papel da família e da escola na nossa sociedade atual. O foco será os valores morais que a maioria das famílias tem passado para essa nova geração de crianças e adolescentes em formação escolar.
Na introdução do trabalho será feita uma analise do o que é família, no ponto de vista da autora Danda Prado, partindo do pressuposto que são variadas as formas sob as quais as famílias se modificam. Além disso, fazer uma pequena análise de como esta instituição sofreu mudanças no decorrer dos anos.
Após a introdução, serão apresentadas as pesquisas: Capítulo I: Família, formadora de valores morais e educacionais, que trata sobre a importância da família como formadora de princípios morais e educacionais. Para estas análises, serão descritos alguns relatos de famílias que contribuíram com seus exemplos no estágio do curso de Psicopedagogia Clínica da Universidade Estadual de Maringá. No Capítulo II, falaremos sobre a importância da família na escola.
Trataremos também, sobre a influência da família nos conceitos educacionais. No qual a importância da família como força modeladora do sujeito em desenvolvimento é apontada por