Valores Funcionais X Valores Agregados
Os valores funcionais consistem no cumprimento das funções que o produto se propõe a fazer. “A Volkswagen, como corporação, precisa convencer os cosumidores de que a diferença entre um modesto Skoda e um modelo mais sofisticado como o Audi – que compartilham cerca de 90% de DNAs industriais – justificam que o preço do modelo mais caro seja mais que o dobro do preço do modelo barato.”
“Os valores agregados formam a parte mais importante na definição de uma marca.” Teoricamente o Skoda, Volks e Audi andam do mesmo jeito, os 3 carros a 80km/h são os mesmos e cumprem bem o seu papel que é levar os passageiros, o que difere são os valores agregados, que consistem no conjunto de benefícios não funcionais do produto, tal como o preço dele comparado a um produto “similar” de outra marca. “Todos os valores agregados mais importantes são não funcionais, mesmo que eu considere valor agregado também os inesperados usos funcionais que as vezes descobrimos para algumas marcas.”
(Pag 134) SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006
(Pag 37 – 39) JONES, John Philip. A publicidade na construção de grandes marcas.
Laminagem a ouro
É a diferenciação superficial dos produtos depois de prontos para que os clientes tenham a sensação de exclusividade. “A fabricação de automóveis é um bom exemplo. Gigantes do setor como a Volkswagen e a Ford, podem produzir e efetivamente produzem versões de um automóvel global – uma plataforma básica de estrutura e peças -, para em seguida fazer a laminagem a ouro das diferenças superficiais.”
(Pag 134) SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006
Imagem x Identidade
Segundo Delano, imagem é o que as pessoas realmente pensam sobre sua marca, como você é visto pelos outros. “Assim é que as diferenças de imagem adquirem fundamental importância na obtenção dos lucros”
Identidade é quem você realmente é, sua essência. “A identidade de uma