Valores descontados ou fluxo de caixa descontado
ATIVO:
“É um recurso obtido ou controlado por uma entidade que tem como previsão gerar benefícios econômicos futuros, provido de uma transações ou evento passado”
CRITÉRIO DE MENSURAÇÃO:
Iudícibus considera que o problema na avaliação de ativos apresenta-se dividido em duas partes: a) ativos monetários e assemelhados (dinheiro ou aplicação financeira), deveriam ser expressos em termos de entradas esperadas de caixa, ajustadas pelo prazo de espera do recebimento, sempre que relevante; b) ativos não monetários, representados pelos inventários, instalações, equipamentos, investimentos de longo prazo e ativo diferido, apresentam maior complexidade no momento da avaliação. Estes ativos poderiam ser mensurados ou determinados pelo custo de aquisição ou algum conceito derivado.
MENSURAÇÃO A VALORES DE SAÍDA
É um tipo de avaliação que atribui valor aos ativos na sua provável saída, visando assim obter um benefício futuro.
Usando este critério, se empresa estiver atuando em um mercado organizado, o preço dos valores de saída são definidos de maneira bem próxima ao valor compatível com o mercado.
Valores Descontados ou Fluxo de Caixa Descontado
Modelo de análise que atribui um valor futuro, um benefício que será gerado, descontando um valor presente, que seria o custo que se utiliza para investir o dinheiro.
Para Iudícibus, o valor descontado não envolve apenas estabelecer a taxa adequada de juros, mas também a possibilidade de receber o valor previsto. Vantagens 1. A utilização deste método permite o investidor de saber exatamente o valor de um ativo, levando em consideração apenas seu fluxo de caixa atual e futuro. Desvantagens 1. As estimativas não são baseadas em dados concretos e sim em previsões e projeções. 2. Devido a falta de uniformidade entre os modelos de fluxo de caixa descontado, os investidores não podem comparar os relatórios.
Referências:
0 FASB