Valores caracteristicos das propriedades da madeira
Todo o assunto tratado neste trabalho está baseado na Norma NBR 7190/97. Com fundamentação no referido normativo, apresenta-se informações relativas aos valores característicos das propriedades da madeira, que são elas: químicas, físicas e mecânicas. Os valores característicos para resistência da madeira são obtidos através de ensaios já realizados por laboratórios idôneos, feitos a partir dos valores médios dos ensaios.
Palavras-Chave: Madeira. Valores. Ensaios. Lista de Ilustrações
Figura 1 – Sentido Longitudinal, Radial e Tangencial 7
Sumário
1. INTRODUÇÃO 6
2. DESENVOLVIMENTO 7
3. CONCLUSÃO 10
4. REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO
A realização de ensaios de laboratório para a determinação das propriedades da madeira fornece, com base na análise estatística dos resultados, valores médios (Xm) dessas propriedades. Para a utilização em cálculos de estruturas de madeira, os valores médios devem ser transformados em valores característicos (Xk). A obtenção de valores característicos para a resistência de espécies de madeira já investigadas por laboratórios idôneos é feita com base nos valores médios dos ensaios pela seguinte relação:
2. DESENVOLVIMENTO
Além de ser um material que exibe uma heterogeneidade significativa e uma anisotropia acentuada, a madeira apresenta grande variabilidade, isso se deve a sua origem biológica.
Por estas razões, a identificação e o conhecimento das características anatômicas das espécies de madeira é de suma importância, assim como, a apreciação da qualidade da madeira nas peças que posteriormente serão usadas para diversos fins na construção.
O dimensionamento, que também merece atenção especial, deverá considerar as diferentes propriedades físicas e mecânicas nas três direções principais de simetria anatômica: longitudinal, tangencial e radial. O sentido longitudinal corresponde ao eixo paralelo às fibras, o radial apresenta-se perpendicular aos anéis de crescimento e o