Valores, Atitudes e satisfação com o Trabalho,Cap 3
Nos dias de hoje, independentemente da faixa etária a maioria dos trabalhadores sentem-se satisfeitos em seus trabalhos. Na maioria dos casos os mais velhos sentem-se mais satisfeitos, mesmo assim aqueles que estão abaixo dos 35 anos declaram- se satisfeitos também.
Isso se decorre ao fato de que as pessoas tendem a buscar posições compatíveis com seus interesses, valores e habilidades.
Interesse quando buscamos algo que gostamos de fazer,valores quando fazemos algo de acordo com o que acreditamos ser correto,e habilidade quando temos facilidade em fazer algo bem feito. Os valores influenciam bastante nas atitudes e comportamento.
Diversos estudos por exemplo confirmam que valores variam muito de grupo para grupo:pessoas nas mesmas categorias ocupacionais ( executivos, sindicalistas, pais ou estudantes) tendem a ter valores similares. Existem vários tipos de valores cada um com sua especificação, alguns deles variam-se também de acordo com a cultura de cada um.
Valores terminais: Uma vida confortável – uma vida prospera
Respeito próprio- Autoestima
Sabedoria-compreensao madura da vida
Valores instrumentais:
Ambicao- dedicação ao trabalho,vontade)
Honestidade( ser verdadeiro)
Coragem- defesa de seus ideais
E bom termos também em mente que atitudes são menos estáveis. Em um ambiente de trabalho por exemplo, nossas atitudes influenciam bastante a maneira a qual somos vistos pelas pessoas.
Quando nos referimos as atitudes de um profissional,quase sempre se refere a satisfação com o trabalho.
Da mesma maneira que existem funcionários satisfeitos, há também os que se encontram insatisfeitos por alguma razão. Isso interfere bastante no desempenho do trabalho a ser feito, um funcionário