Valoração de Empresas
A valoração de uma empresa consiste no ato de atribuir um valor à instituição através da avaliação da mesma. Diz-se que uma empresa cria valor quando seus retornos de investimentos são superiores ao capital investido. A valoração fornece, então, uma análise justa de quanto a organização vale, mensurando quanto se deve pagar pelos resultados esperados, considerando os riscos do investidor e propiciando uma negociação satisfatória tanto para o vendedor, quanto para o comprador. A análise pode fornecer um valor fixo ou um intervalo de valor aceitável, dando margem a possíveis negociações.
No contexto mundial em que se vê, por exemplo, a venda de organizações menores para multinacionais e a fusão de grandes instituições com o objetivo de dominar o mercado, percebe-se claramente que, para que essas transações sejam feitas, existe a real necessidade de saber quanto vale uma empresa.
A valoração é, portanto feita, quando existe um processo de negociação em que se precisa desse conhecimento. Além das duas situações citadas, a valoração de uma empresa também pode ser feita quando se deseja fazer a partilha do patrimônio da entidade; em caso de liquidação da empresa; no processo de entrada na Bolsa; em privatizações; quando se planeja reestruturar a organização, entre outras. A mensuração do valor dos negócios de uma empresa também é importante para guiar os empreendedores nas suas tomadas de decisão, pois esclarece para eles quanto e como eles podem investir, dados os riscos que os negócios oferecem e a capacidade da empresa de arcar com os mesmos.
Percebe-se, portanto, que não se atribui o valor a uma empresa simplesmente para sabê-lo. O motivo disso é o fato de essa atribuição ser algo muito trabalhoso e dispendioso, já que para valorar é preciso ter uma avaliação detalhada e correta dos ativos da empresa, como as ações e seu próprio patrimônio, os quais são dados objetivos, e de muitos outros dados, os quais variam conforme o modelo escolhido para