Valor e Satisfação
Valor & Satisfação
1) A Volkswagen teve uma vantagem competitiva através de uma necessidade de mercado, principalmente através de suas operações internas com o Consórcio Modular. O sistema permite redução de custos de produção e de investimentos, diminui estoques e tempo de produção dos veículos, aumentando a eficiência e a produtividade, além de tornar mais flexível a montagem dos produtos e garantir maior qualidade ao produto final.
Porém, este sistema introduziu uma série de desafios imediatos como a responsabilidade pelo gerenciamento da cadeia de suprimentos do módulo, a necessidade de rápida absorção de novas competências e investimentos em infra-estrutura de produção.
2) A Volkswagen estreitou o relacionamento entre fornecedor, fabricante, revendedor e comprador, se propondo a criar condições para que o cliente pudesse escolher, opinar e participar da montagem do produto que melhor se adaptasse ao seu negócio, ou seja, introduzindo a estratégia de vender antes de produzir.
Com isso, todos os envolvidos devem estar comprometidos para obter um bom resultado, além da confiabilidade no relacionamento, pois ao compartilhar sua estratégia com os parceiros, estará compartilhando informações que podem ser fornecedores, ao mesmo tempo, de concorrentes da Volkswagen.
Outra questão relevante é a rapidez na comunicação, que exige uma boa integração entre os participantes da linha de montagem, pois qualquer problema, como atraso ou uma previsão de estoque errada, pode causar um atraso final na entrega do produto.
Além disso, essa estratégia submete a uma grande variedade de produtos, o que compromete a linha de produção, tornando-a mais complexa, como também leva a diversificação de componentes e o estoque destes materiais geram outros custos. Fazendo também com que exija uma mão de obra qualificada.
3) A principal estratégia da Volkswagem foi a criação do conceito “Caminhões sob Medida”, gerando um valor intangível para a marca. O sucesso