Valor medio e desvio padrão
CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
ARQUITETURA E URBANISMO
RELATÓRIO VALOR MÉDIO E DESVIO PADRÃO
Petrópolis
2012
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
ARQUITETURA E URBANISMO
RELATÓRIO VALOR MÉDIO E DESVIO PADRÃO
Trabalho apresentado ao Centro de Engenharia e Computação da Universidade Católica de Petrópolis, da disciplina de Mecânica Clássica (laboratório) do curso de Arquitetura e Urbanismo, ministrada pelo Prof. Édio
Petrópolis
2012
Resumo:
Investigar a fundo uma medida encontrada em uma peça metálica, para obter através de fórmulas e tabelas o valor médio e desvio padrão da referida medida, obtida através de uma régua plástica com unidade em centímetros.
1 – INTODUÇÃO:
As grandezas físicas são determinadas experimentalmente por medidas ou combinações de medidas. Essas medidas possuem uma incerteza eminente que advém das características dos equipamentos utilizados na sua determinação e também do operador. Assim, a experiência mostra que, sendo uma medida repetida várias vezes com o mesmo cuidado e procedimento pelo mesmo operador ou por vários operadores, os resultados obtidos não são, em geral, idênticos.
2 – DESENVOLVIMENTO TEÓRICO:
Quando fazemos uma medição não importa o quanto seja sua precisão, sempre haverá algum fator que pode ocasionar uma diferença nas medidas entre o valor médio e o valor real. Devido a este diferença, denominada de erro, aplicaremos conceitos para expressarmos o resultado de modo a não apresenta-lo como valor exato, mas sim um valor médio dentro de uma faixa de resultados obtidos.
3 – DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL:
O experimento realizado requereu a uma medição em centímetros mais próxima possível, para que a partir desta seja possível calcular outros parâmetros para atingir o objetivo do experimento. 3.1 – MATERIAIS UTILIZADOS: - Uma peça metálica; - Uma régua plástica com a unidade em centímetros; - Papel e lápis para