Valor estratégico dos projetos de tecnologia de informação
PROJETOS DE TECNOLOGIA
DE INFORMAÇÃO
Alberto Luiz Albertin
Doutor em Administração pela FEA-USP e Professor do Departamento de Informática e de Métodos Quantitativos da FGV-EAESP.
RAE - Revista de Administração de Empresas • Jul./Set. 2001 São Paulo, v. 41 • n. 3 • p. 42-50
INTRODUÇÃO
O principal objetivo deste artigo é o estabelecimento de valor estratégico de TI, a identificação das variáveis dos projetos e dos fatores críticos de sucesso dos projetos de TI, tendo em vista as profundas mudanças ocorridas no ambiente empresarial relacionadas à área de TI.
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO
As organizações estão se transformando de uma maneira imprevisível e, às vezes, contraditória, devido à competitividade, às novas tecnologias de informação, ao declínio dos custos de processamento, dentre outros. E nesse cenário a TI é considerada fundamental, tanto em nível operacional como estratégico.
OS ADMINISTRADORES TÊM PROCURADO CONHECER MAIS O VALOR ESTRATÉGICO DA TI E OS DIVERSOS ASPECTOS DOS PROJETOS DE TI.
As modernas tecnologias de informação e de comunicação permitem melhorar a qualidade de vários aspectos de negócio, causando um impacto positivo em qualquer empresa. As organizações brasileiras, por exemplo, as utilizam para interligar várias áreas tendo em vista agilidade e praticidade. O uso de computadores e softwares mesclado com marketing e planejamento estratégico tem auxiliado na habilidade de manipular um grande volume de transações com menos custos e tempo, apoiar operações geograficamente dispersas por intermédio do processamento distribuído e de oferecer novos produtos e canais de distribuição.
A TI É VISTA COMO UMA DAS MAIS PODEROSAS INFLUÊNCIAS NO PLANEJAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES.
Valor Estratégico de Tecnologia de Informação
A TI pode ser decisiva para que uma empresa tenha ou não sucesso devido à turbulência acentuada que os negócios têm vivido, pois ela contribui para uma organização ágil,