Valor de uso, valor de troca
A partir das comunidades primitivas surge o excedente econômico quando a produção não cobre apenas as necessidades imediatas, ou seja, produz mais que para o próprio consumo gerando acumulação dos produtos de trabalho em consequência faz se necessário à divisão na distribuição de trabalho e a troca com outras comunidades nascendo assim a mercadoria.
“Mercadoria é uma coisa que, em primeiro lugar, satisfaz uma necessidade qualquer e que, em segundo lugar, não é produzida para consumo próprio do produtor ou prestação de tributo, mas para a troca. A mercadoria é um bem produzido, especificamente destinado a troca, com a finalidade de ser lançado no mercado, para ser vendido e usado posteriormente por outros produtores ou pelos consumidores”.(Marx)
O valor de uso é um dos valores sintetizados na mercadoria, sendo este a utilidade empregada a propriedade da mercadoria, ou seja, o valor de uso está no que ela vai servir, na sua utilidade, “A utilidade de uma coisa faz dela seu valor de uso” ( Marx)
São valores de uso tanto os bens naturais quanto os produtos gerados pelos meios de trabalho. Lembrando que o trabalho humano ao produzir bens produz valores de uso, porém nem tudo que possui valor de uso é mercadoria. Para ser mercadoria é necessário que produza mais de uma unidade, para satisfazer a necessidade de outro, solicitado pelo mesmo. Compreendendo que além do valor de uso, a mercadoria tem outra característica distinta: o valor de troca, que possui a propriedade de venda e troca.
RELEMBRANDO O QUE EH TRABALHO E VALOR:
EVOLÇÃO INDUSTRIAL PROCESSO ESPECIFICO QIE SE DA NA INGLATERRA EM 1700, MAS EXISTEM VARIAS TEORIAS SOBRE REVOL IND.
AS PRIEIRAS TECNICAS QUE IMPULSIONAM O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL SE DA NO INICIO DE 1700, MAS OUTRA REVOL IMPORTANTE EH A FRANCESA QUE ELA FECHA CICLO DAS REVOLUÇÕES BURGUESAS. ONDE A BURGUESIA CONSOLIDA SEU PROCESO SOCIETARIO. MAS ELA TEM POUCO MAIS DE 100 ANOS DE DIFERENÇA UMA DA OUTRA.