Validação e Verificação
Todo projeto deve ser analisado, modificado quando for o caso e acompanhado minuciosamente, para então ser colocado em prática. Isso não é diferente com a Engenharia de Software.
Quando surgiram os primeiros projetos de software, não se levava em conta dados importantes de uma analise de requisitos como é feito nos projetos atualmente, desde a década de 90 as expectativas do usuário vem crescendo e a tolerância a falhas decrescendo isso tem influenciado para que as empresas de software trabalhem por softwares cada vez mais confiáveis dando mais importância a validação e verificação. Antes dessa preocupação com a maior exigência do usuário os sistemas geravam custos altos de implementação, documentação e um alto valor financeiro para os clientes pois eram produtos originários desses projetos , as equipes envolvidas no desenvolvimento desses projetos tem que constantemente verificar, em todos as fases , se o que foi planejado foi realmente realizado, ou seja, se os requisitos, funcionalidades, performance documentadas foram implementadas. Essa verificação pode ser feita em qualquer período, na intenção de detectar erros e iminentemente cortar custos.
Outro fator importante é a validação, que constitui de uma série de avaliações que irão identificar se produto atende de forma satisfatória as necessidades que o cliente possui, ou seja, se o projeto estar de acordo com os requisitos do usuário.
Verificação e validação tem por objetivo garantir que o produto seja elaborado de acordo com o que foi especificado pelo usuário, um produto que atenda aos requisitos determinados, o que vai além de atender os requisitos funcionais e não funcionais. Se em cada etapa do processo de desenvolvimento do software for verificado e validado a próxima etapa será desenvolvida com mais segurança, sendo propensa a menos erros e diminuindo o risco de sair do objetivo, pois correções geram custos (tempo e investimento), essas verificações e validações não garantem a melhor