VALIDACAO DE TESTES DIAGNOSTICOS misador 1

2438 palavras 10 páginas
VALIDAÇÃO DE TESTES DIAGNOSTICOS
I. A EPIDEMIOLOGIA E A CLINICA
A medicina clínica e a epidemiologia clínica começaram juntas.
Os fundadores da epidemiologia foram, na maior parte, clínicos. Foi somente durante as últimas décadas que as duas se afastaram com escolas, treinamento, jornais e oportunidades de emprego separadas.
Nos últimos anos, clínicos e epidemiologistas vêm se conscientizando de que seus campos se interrelacionam, e a epidemiologia clínica (para alguns: epidemiologia aplicada à clínica) começou a se desenvolver em reconhecimento ao seguinte:
1. na maioria das situações clínica, o diagnóstico, prognóstico e resultado do tratamentosão incertos para pacientes individuais e, portanto, devem ser expressos como uma probabilidade.
2. a probabilidade para um paciente individual é melhor estimada recorrendo-se à experiência passada com grupos de pacientes similares.
3. por serem as observações clínicas feitas em pessoas livres para fazer a sua própria vontade e por clínicos com habilidades e preconceitos variáveis, elas podem ser influenciadas por uma variedade de erros sistemáticos que podem distorcer a natureza real do evento e levar a conclusões erradas.
4. para lidar com estes efeitos tendenciosos as observações clínicas devem ser baseadas em princípios científicos sólidos, incluindo modos de reduzir vícios e estimar o papel do acaso.
5. estes princípios são importantes tanto para os médicos que desejam ser auto-suficientes nojulgamento da informação clínica como para os pesquisadores que produzirão a pesquisa.
Sendo assim, o propósito básico da epidemiologia clínica é promover métodos de observação e interpretação clínica que levem a conclusões válidas. Esta atividade é fundamentada em princípios científicos básicos.
II. INTRODUÇÃO NOS TESTES DIAGNOSTICOS
Os médicos dedicam grande parte de seu tempo diagnosticando a partir de queixas ou anormalidades de seus pacientes, chegando aos diagnósticos, depois de aplicar vários testes. No entanto, poucos

Relacionados