Valerio Uniderp 2015
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
POLO: CAXIAS-MARANHÃO
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINAS: EDUCAÇAÕ E DIVERSIDADE, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇAÕ BRASILEIRA
PERÍODO: PRIMEIRO
ALUNO: VALÉRIO NOLÊTO DE MORAIS
RA: 1917158851
TÍTULO: DESAFIO PROFISSIONAL
TUTOR: YURI BRASIL
CAXIAS- MARANHAO 01 / ABRIL / 2015
INTRODUÇAO
O ambiente escolar é propício para se discutir cultura e diversidade, do ponto de vista crítico no sentido de promover a valorização das diferenças. É o espaço legítimo de socialização, haja vista, que, é o ambiente no qual mais se discute questão de diversidade e multiculturalismo no momento atual.
É importante ressaltar, que para que este processo aconteça é necessário o convívio multicultural que implica respeito ao outro, diálogo com os valores ao outro, além de conhecer a cultura afro-brasileira e africana.
As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo de suas histórias, na construção de suas formas de subsistências, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com os outros grupos, na produção de conhecimento.
Documento
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN (.394/96)
Em respeito às diversidades e ao multiculturalismo (história, cultura indígena e afro-brasileira), é disposta de forma que seja incluída na base do Ensino Fundamental e Médio, demonstrando toda sua cultura inserida no contexto histórico, culturalista e diversificada de ensino.
A LDB propõe uma educação com informativos que desenvolvem na conveniência e na aprendizagem. Dessa forma, ressalta-se principalmente: os princípios de liberdade, as idéias de pensamento, a força de expressão, o reconhecimento de mudanças e permanências na vivência humana, levando