Vale S.A
Vale é uma das maiores mineradoras do mundo. Brasileira, criada para a exploração das minas de ferro na região de Itabira, no estado de Minas Gerais em 1942 no governo Getúlio Vargas. Hoje é uma empresa privada, de capital aberto, com sede no Rio de Janeiro, e com ações negociadas em bolsas de valores de todo o mundo.
Atualmente a empresa é a maior de mineradora diversificada das Américas e a segunda maior do mundo. Tem diversificado sua indústria também para áreas como logística, energia e siderurgia.
Realizando uma análise básica, tendo como ferramenta a Teoria Geral dos Sistemas podemos obter as seguintes informações:
Consideremos para o exercício somente como área de atuação a mineração. A empresa seria um sistema complexo constituídos de subsistemas e aberto para o meio ambiente. Poderíamos considerar como exemplo de subsistemas: o setor de extração do minério e de transporte, setor de beneficiamento, setor de vendas, recursos humanos e setor financeiro entre muitos outros, que juntos fazem que a empresa funcione e atinja seus objetivos.
Entradas: Jazidas contendo minério de ferro, mão-de-obra, água, outros reagentes necessários para realizar a separação do minério e da rocha.
Saídas: Rocha moída e poeira (resíduo sólido), Água contaminada (resíduo líquido), minério de ferro, lucro com a venda do minério de ferro.
Processo: Nesta etapa que mais se pronunciam a colaboração dos diferentes subsistemas para obter o produto.
Podemos considerar 2 etapas distintas dentro do processos:
1ª Em que o subsistema de extração e transporte é responsável utilizando uma certa tecnologia como por exemplo:
Os equipamentos mais comuns são as carretas de perfuração de frentes em desenvolvimento (jumbos) e leques de lavra (fandrills), carregadeiras rebaixadas e convencionais, caminhões fora de estrada e esteiras entre outros.
2ª Subsistema de purificação: onde se necessita fragmentar mais as partículas ((britagem e moagem), depois disso, deve-se realizar uma