Vale do rio doce: minério de ferro
A Vale é a maior produtora mundial de minério de ferro e pelotas, matérias-primas essenciais para a fabricação de aço.
O minério de ferro é encontrado na natureza na forma de rochas, misturado a outros elementos. Por meio de diversos processos industriais com tecnologia de ponta, o minério é beneficiado para, posteriormente, ser vendido para as indústrias siderúrgicas.
Na construção de casas, na fabricação de carros e na produção de eletrodomésticos, encontra-se um pouquinho do minério de ferro produzido pela Vale.
Onde?
Nossas minas estão concentradas no Brasil, onde operamos também plantas de pelotização. Temos duas usinas pelotizadoras em Omã e participação em joint ventures na China para a produção de pelotas, pequenos aglomerados de partículas de ferro.
Carajás
É a maior operação da Vale, localizada no norte do Brasil, na Amazônia. O minério de Carajás é considerado o minério de ferro de melhor qualidade do mundo.
Fatos
Nossas minas ocupam apenas 3% da Floresta Nacional de Carajás. Os 97% restantes, nós protegemos em parceria com os institutos ICMBio e Ibama, do Brasil.
As rochas encontradas em Carajás são formadas, em média, por 67% de teor de minério de ferro (o teor mais alto do planeta).
Como?
Transformar o minério de ferro em material utilizável é um longo processo. Conheca as etapas de produção de minério de ferro em nosso infográfico interativo.
Tecnologia e sustentabilidade
Menos água
Economia
O peneiramento, uma das fases da produção de minério de ferro, utiliza água para separar o minério grosso do fino. Uma tecnologia desenvolvida pela Vale utiliza a umidade do próprio ambiente para fazer esse processo.
Isso significa menos 19,7 milhões m³ de água por ano = economia equivalente ao consumo de cidade com 430 mil habitantes.
Mais reaproveitamento
O sistema de reaproveitamento de minério já permitiu reprocessar 5,2 milhões de toneladas de minério ultrafino depositado nas