Vai toma no meio do seu cuh
por
Lucas Tourinho Cavalcante
Criatividade: É a capacidade de desestruturar cenários mentais presentes para re-adaptar qualquer situação buscando uma solução e/ou uma nova maneira de realizar tal ato.
Bom, começaremos essa análise do livro dando algumas idéias sobre criatividade, como lidar com um problema que requer uma visão totalmente nova quebrando paradigmas estipulados por experiências vividas ou por uso corriqueiro no dia-a-dia? A solução de tais problemas necessitam de inovações totalmente novas que quebram com os padrões racionais e lógicos que estamos costumados a usar em nosso cotidiano, dificultando assim a percepção da solução deles. Os processos psicológicos decorrentes dessas inovações para soluções são amplamente analisados nesta obra e serão discutidos mais adiante nesta análise. Porém algo que é muito interessante ressaltar em problemas do estilo insight (problemas que requerem uma lógica diferente [ou não-lógica] da costumeira e que são amplamente utilizados nas pesquisas) é o estalo cognitvo, que se torna interessante pela sua verificação em nosso próprio cotidiano (quem nunca teve aquele momento “ah, já sei!” na resolução de um problema que o desafiava), aquele momento antes de qualquer descoberta que necessite da criatividade em que todas as peças se encaixam e a solução aparece como num passe de mágica. Para continuarmos nossa análise, será proposto um problema em que se torna necessário a quebra de valores em que em primeiro momento seriam os usados para a resolução do problema.
O leque O que há de errado com esta história? Uma vez, há muitos anos, durante um longo sermão, um homem adormeceu e viu-se lutando na Revolta dos Boxers*, na China. No sonho, ele foi capturado e levado para o quartel do chefe. Enquanto isso, sua mulher percebeu que ele estava cochilando. Exatamente no instante em que ele sonhava que o