Vai corinthians
CAMPUS VARGINHA
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIENCIA E ECONOMIA
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
LAURA ARANTES PIRES LAGE
Os precursores da Teoria das Organizações
Trabalhos realizados por Taylor, Fayol e Max Weber pretendem descobrir as regras ideais porque deverão presidenciar as organizações. O trabalho científico desenvolvido era orientado no sentido de que essas regras servirão como normas absolutas a aplicadas pelos gestores. Qualquer destas abordagens tentou desenvolver um modelo explicativo do funcionamento das organizações. A lógica dominante é a procura da máxima eficiência através da otimização do sistema produtivo interno. A perspectiva é estritamente de produção, sendo ignorada a atuação da organização nos diversos mercados.
Administração Científica ( Taylor )
Frederick W. Taylor é o pai da Organização Científica do Trabalho e a sua abordagem é a que mais se orienta para o estudo do sistema de produção fabril.
O principal objetivo de Taylor é assegurar ao empregador e a cada empregado a prosperidade máxima.
O conceito de “taylorismo” é do one and only best way, ou seja, há uma e uma única maneira de melhor executar uma tarefa.
Com base neste conceito Taylor partiu para o método para atingir esse objetivo, “ estudo de tempos e movimentos”
Com base neste método e, no sentido de identificar uma e única maneira de melhor executar uma tarefa, Taylor propõe que qualquer tarefa, mesmo as de supervisão, sejam o mais simples possíveis.
Escola Anatómico-Descritiva ( Teoria Clássica – Fayol)
Apesar da ideia de Fayol ser igual à de Taylor, Fayol desenvolveu a sua teoria numa perspectiva global, sendo os seus princípios que expôs no seu livro” Teoria Geral da Administração” que publicou em 1916, destinados à organização como um todo.
Fayol preocupou-se com a análise da estrutura hierárquica das organizações, colocando acento na linha de comando da qual dependeria todo