Vago
Experimentos: Polaridade, Solubilidade e Condutividade elétrica
SUMÁRIO
RESUMO
1.INTRODUÇÃO
Polaridade das ligações moleculares
Em uma ligação covalente o par de elétrons compartilhado não é atraído igualmente por ambos os átomos.
Embora o par de elétrons esteja sendo compartilhamento, a nuvem eletrônica estará mais concentrada entre o elemento mais eletronegativo. Essa maior densidade fará aparecer um pólo negativo ( ∂-), aparecendo também um pólo positivo (∂+), formando um dipolo elétrico.
Em uma molécula ou íon poliatômico a eletronegatividade é a tendência a ganhar elétrons, em que a dos metais é baixa e a dos não metais é alta.
A polarização da ligação apresentas uma direção que passa pelo núcleo dos átomos, um sentido
(convencionalmente a ponta para o ∂-) e uma intensidade, podendo ser representada por um vetor (µ), chamado de momento dipolar. A análise em moléculas com mais de dois átomos é mais complicada, porque cada ligação passara a ter um vetor momento dipolar.Devemos, então efetuar a soma vetorial para saber o tipo de ligação através do momento dipolar resultante.”As ligações apolares possuem o vetor momento dipolar resultante = 0, quando não (≠0) a molécula será polar”
Através da eletronegatividade determina-se se a ligação é covalente (1,7).Uma ligação covalente entre tipos diferentes de átomos é sempre polar, mas uma molécula contendo tipos diferentes de átomos pode ou não ser polar, dependendo da sua geometria (linear, triangular, angular, piramidal trigonal, bipiramidal trigonal, tetraédrica ou octaédrica).A molécula apolar é eletricamente simétrica (os centros de carga coincidem) e a molécula polar é eletricamente assimétrica.
Solubilidade
O fenômeno da dissolução é fundamentalmente um processo físico-químico.O termo solubilidade* é a quantidade do soluto que se dissolve num determinado solvente.Utilizamos termos como miscíveis ou imiscíveis no caso dos líquidos, solúvel