Vafvsdgvsdgb
353 palavras
2 páginas
Pitágoras de SamosVida
Pitágoras de Samos foi um importante filósofo e matemático grego.
Nasceu aproximadamente no ano de 570 a.C., na ilha de Samos, na Grécia.
Seu pai, Mnesarchus era de Type e sua mãe Pythais era de Samos.
Seus pais deram o nome de Pitágoras, em homenagem à pitonisa que lhe tinha previsto uma vida fora do comum.
Até os 18 anos teve como mestre Hermodamas de Samos e mais tarde sofreu influencia de mestres como Ferécides de Siros, Pherekydes, Thales de Mileto e seu pupilo Anaximandro. Estes dois últimos terão introduzido em Pitágoras ideias de matemática e de astronomia e Thales, em particular, tê-lo aconselhado a viajar para o Egito para aprender mais sobre estes temas. Desde a sua juventude, Pitágoras realizou inúmeras viagens e peregrinações. Numa dessas, foi ao Egito, onde permaneceu cerca de 25 anos.
As suas lições atraíram muitos discípulos, o que o estimulou a fundar uma escola. Mas, essa ideia fracassou em virtude da inimizade que criou com um tirano de Samos, Policrates. Partiu por isso para a Magna Grécia, em Itália, onde, em Crotona, fundou a sua desejada escola, que não era uma simples escola, mas sim uma comunidade filosófica, religiosa e política.
Para entrar na escola de Pitágoras, os candidatos eram submetidos a provas, tanto físicas como psicológicas. Ao entrarem, os alunos teriam de doar todos os seus bens pessoais para um fundo comum e seguir todas as regras do seu mestre.
Foi ali que, secretamente, Pitágoras ensinou a sabedoria oculta que havia coligido dos ginosofistas e brâmanes da Índia, dos hierofantes do Egito, do Oráculo de Delfos, da Caverna de Ida e da Cabala dos rabinos hebreus e magos caldeus. Durante cerca de quarenta anos leccionou para os seus discípulos e exibiu os seus maravilhosos conhecimentos.
Mas foi posto um fim à sua instituição, e ele próprio foi forçado a fugir da cidade, devido a uma conspiração e rebelião surgidas em decorrência de uma disputa entre o povo de Crotona e os habitantes de Síbaris.