Uva
Nome científico – Vitis vinifera L.
Família botânica – Vitaceae
Categoria –
Origem – Europa e Oriente Médio
Características da videira – Trepadeira de caule espesso e resistente, verde quando jovem, tornando-se escuro posteriormente. Folhas grandes divididas em cinco lobos com uma leve pilosidade esbranquiçada em sua superfície. Flores pequenas de coloração creme-esverdeada.
Fruto da videira – A uva é um fruto tipo baga, oval ou arredondado, podendo ser branco, verde, amarelo, vermelho ou azulado de acordo com a variedade. Polpa aquosa, adocicada, que pode envolver quatro sementes de coloração escura.
Frutificação da videira – Geralmente no verão e três safras anuais nas regiões irrigadas do Nordeste brasileiro.
Propagação da videira – Alporque e enxertia.
A videira é uma das plantas frutíferas mais antigas do planeta, encontrando-se vestígios de sua existência em fósseis de épocas geológicas anteriores ao aparecimento do Homo sapiens na Terra.
Apesar de ser conhecida há tanto tempo, a uva só pôde passar a ser cultivada no seio das comunidades que abandonaram o nomadismo, pois trata-se de cultura permanente e de longa duração: alguns vinhedos chegam a produzir por 150 anos.
Ao se fixar na terra, pouco a pouco, de geração em geração, de cultura em cultura, a humanidade foi aprimorando as técnicas de cultivo e processamento da fruta. Pode-se dizer, até, mesmo, que a história da parreira e seus saborosos frutos – as uvas – resume parte da história da civilização ocidental.
No início, a cultura da uva teve um caráter doméstico, expandindo-se do ponto de vista comercial apenas com o desenvolvimento da arte da navegação através do mar Mediterrâneo. Acredita-se que as uvas se originaram na Ásia, sendo introduzidas na Europa através da Península Itálica pelos povos gregos. A sua pátria é, portanto, o Oriente.
A videira
Segundo conta Pio Corrêa, foi por volta do ano 600 a.C que a humanidade aprendeu a podar a videira com o objetivo de obter uma