uuuyyuyyu

564 palavras 3 páginas
Introdução

Os organismos vertebrados são caracterizados por apresentarem esqueleto ósseo ou cartilaginoso. Eles também possuem um sistema muscular formado por massas musculares dispostas bilateralmente e por um sistema nervoso central parcialmente contido no esqueleto.
Toda essa estrutura é o que os permitem executar variados movimentos.
As aves constituem uma classe de animais vertebrados, mostrando assim sua conquista pelo espaço terrestre de modo muito eficiente. Elas apresentam um esterno com uma quilha muito desenvolvida, de onde se originam os músculos responsáveis pelo voo.
Os animais vertebrados acabaram se dispersando por todo o planeta, sendo que o homem pode até mesmo iniciar suas aventuras rumo ao espaço.

Objetivos

Conhecer e diferenciar as estruturas anatômicas e histológicas que compõe a asa de frango;
Conhecer as modificações que permitem a locomoção das aves;

Metodologia

Cada grupo utilizou uma asa de frango, que seria dissecada com o auxílio de um bisturi, dentro de uma bandeja de alumínio.

Procedimentos

A turma foi dividida em grupos, onde cada um teria em sua bancada os materiais necessários para o procedimento. Os alunos foram orientados a retirar cuidadosamente a pele dos membros, utilizando o bisturi.
Logo depois, seriam identificadas as estruturas que compõe os membros, como músculos, tendões, ligamentos, ossos e medula.
Depois de retirada toda a pele dos membros, os alunos deveriam manipular músculos e tendões das peças.
Resultados

Após a retirada da pele foi possível à observação das estruturas existentes na peça estudada, no caso, a asa de frango. Conseguiu-se identificar estruturas essenciais a promoção do movimento como músculos, tendões ligamentos e ossos. Após a identificação das estruturas, pode-se perceber como cada uma delas agem no processo de contração e distensão dos músculos, o que permite a locomoção das aves.

Discussão

Os músculos são de extrema importância ao funcionamento e movimento do

Relacionados