Utilização do resíduo da construção civil para a fabricação de concreto
Utilização do resíduo da construção civil para a fabricação de concreto
Alexandre Henrique Ribeiro1, Anderson Fábio Ferreira da Silva2, Breno Vinicius Marques Costa3, Henrique Ferri Assis Silva4, Lucas Nascimento Monteiro5.
Departamento de Engenharia Bioenergética, FEA - FUMEC, Tecnologia dos Materiais, Rua Cobre, 200, Bairro Cruzeiro, CEP 30. 310-190, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, 1a219707774@fumec.edu.br, 2ande_silva@yahoo.com.br, 3brenomarquescosta@yahoo.com.br, 4 henriferri@gmail.com, 5lucasnasmonteiro@hotmail.com.
Resumo
De maneira a descobrir formas alternativas de matéria prima a ser utilizada na construção civil, foi feito um estudo para verificar a viabilidade da utilização de resíduos sólidos da construção civil, na substituição do agregado graúdo na produção do concreto. O material proveniente de uma usina de reciclagem de entulho foi estudado granulometricamente e submetido a diversos ensaios. Com este material produziu-se um concreto com traço e relação água/cimento definidos e diferentes porcentagens de substituição. Apesar dos resultados obtidos não serem conclusivos, sua utilização na substituição dos agregados tradicionais na produção do concreto é uma medida importante para a preservação do meio ambiente e a manutenção de um ambiente urbano mais saudável.
Palavras chave: Agregado graúdo; concreto; reciclagem; resíduo de obra.
Introdução
O processo de urbanização e a quantidade de obras que vem crescendo significativamente no decorrer dos anos desencadearam uma preocupação com relação ao descarte dos resíduos sólidos urbanos (RSU) que geralmente são depositados em locais indevidos como terrenos baldios, encostas de rios, “bota foras” e lixões, que acabam por comprometer o meio ambiente e a saúde pública.
Segundo dados da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU), o município produz diariamente em média 300 toneladas de entulho. Visando prolongar a vida útil dos